domingo, 18 de março de 2012

Na Rota Dos Rios

"Na Rota Dos Rios", foi isso mesmo que se preencheu a nossa manhã domingueira! Hoje finalmente e pela primeira vez na história dos ABTTeam's fomos guiados por uma das maravilhas da técnilogia...um GPS (eheheh) agora é que vamos ficar ainda mais viajados.
O menu para hoje foi traçado cuidadosamente a pensar na nossa satisfação dominical, os ingredientes estavam todos reunidos no Track, agora restava saber se iriam dar um belo "piteu" ou se iriam provocar indigestões a alguns de nós!!!
Iniciámos assim as primeiras pedaladas em direcção ao Casal Da Preta. A manhã apresentava-se solarenga, mas com algumas nuvens escuras no horizonte. Aproveitámos os primeiros quilómetros para rolar nas planícies nas margens do Tejo, fazendo assim um bom aquecimento para o restante menu!
Na zona de Montalvo começamos a primeira ascensão do dia, em direcção ao Centro de Ciência Viva de Constância, após uma boa e rolante subida seguimos em estradão pelo eucalipetal até Constância.
Na Vila de Constância, seguimos paralelos às margens do Rio Zêzere em direcção ao Caneiro de Cima. Descobrindo aqui um magnífico trilho, 3,9km com 240m de acumulado de subida e uma inclinação média de 8% a juntar a isto um piso muito técnico dividido entre drops de rocha, pedra solta e algumas valas para apimentar mais uma coisa! Muito bom e recomenda-se....
Após o Caneiro de Cima seguem-se loucas descidas, passando pelo Outeiro, culminando com uma brutal descida até à foz do Rio Nabão...um sinle track verdadeiramente arrepiante...um carreirinho apenas para por a roda com um precipício do lado esquerdo que não dava espaço para erros...no fim do Single estávamos completamente malucos com aquele trilho!
A juntar ao brutal Single...as vistas era dignas de postais! Com as acácias a darem uns tons lindíssimos à paisagem
Uma maravilha...bons trilhos e bonitas paisagens
Aproveitando a bonita panorâmica registamos o momento em plena foz do Rio Nabão...à direita Nabão esquerda Zêzere!
Ai nossa senhora...agora é que vai doer, molhar os pezinhos! Uiiiiiiiiiiiiiiii e geladinha que ela estava, pareciam facas. Mas lá está o nosso espírito é mesmo este, btt ao mais alto nível, puro e duro
Seguimos caminho ao longo da margem do Rio Zezere, em direcção à parede da barragem...mas pelo caminho o Gps ainda mandou subir até à Boca da Mata, para depois apanharmos o estradão da EPAl, onde já se adivinhava uma bela sessão de sobe e desce bem jeitoso.
Feitos uns quantos e bons sobe e desce no estradão da EPAL, seguimos para o que talvez foi das mais agradáveis surpresas da manhã...um troço de Single Track em descida até ao Rio Zêzere que é simplesmente delicioso, pedra, drops, cotovelos eu sei lá sei lá...um MIMO
O que é bom acaba de depressa, mas foi muito bom a repetir!
Na parte final ainda deu para curtir uns saltinhos ligeiros
FF a dar o ar da sua graça, levando a sua Giant às alturas. Chegou a altura de dar por terminada a sessão de descidas, single tracks de luxo, etc etc...agora tínhamos de começar a digerir o resto que ainda falta para chegar a Abrantes. Para começar foi a subida em alcatrão até à parede da barragem de Castelo de Bode, deu bem para aquecer...
Seguimos em direcção a Martinchel onde tivemos a companhia de chuva e vento com fartura...foi assim até à Aldeia do Mato. Por esta altura dou a noticia à malta que até ao fim ainda tínhamos de malhar três belos empenos, perfazendo os três cerca de 400m de acumulado de subida...é obra já com 1100m em 40km, estavam lançados os dados para um final de luxo.
Com maior o menor sofrimento lá fizemos os três empenos, sendo que um segundo foi sem margens para duvida o mais agreste.

video com todas as fotos do dia

Tínhamos as subidas terminadas por hoje, foi altura de apanhar o estradão em direcção ao Paul, largar os travões meter talega e seguir para casa. Foi assim mais uma bela manhã de BTT, com novos trilhos, com descobertas muito boas que certamente vão fazer parte de futuras aventuras.
Dados da volta, marcados no GPS: 62,7km com 1567m de acumulado e uma grane satisfação geral...para a semana à mais!

4 comentários:

  1. Bem, agora que temos a máquina maravilhosa, podemos ir desbravar a Serra...

    Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Já foi falado isso no Domingo...
    Temos de nos organizar e planear isso, para breve!

    Ass. Ricardo Almeida

    ResponderEliminar
  3. He pá nesta ultima foto parecemos os irmaos Dalton, ha ha ha ha


    Ass:Nelson

    ResponderEliminar
  4. Olá malta.
    Estou a cuscar este vosso lindo site, e julfo ser onde o meu maninho participa o Abreu.
    Para Ele os meus PARABÉNS ( é claro que para vc tb ).
    Sempre que façam estes belos passeios de socialização que DEUS vos acompanhe.
    Um grande bem haja para todos voçês. Atenciosamente:
    L.Abreu ( mana do A.Abreu;)

    ResponderEliminar