domingo, 11 de março de 2012

Rota da Aldeia de Xisto

Voltámos a mais um domingo de pedaladas!
Hoje estava determinado que teríamos de fazer uma volta onde as subidas fossem rainhas, de preferência longas e com boas inclinações. Assim sendo estavam reunidos todos os condimentos para rumarmos para os lados da Lousa e Água Formosa.
Saímos assim de Abrantes por volta das 9h00, em direcção ao Pouchão, fazendo os primeiros quilómetros em alcatrão, para se fazer um bom aquecimento...pois teríamos de estar bem para enfrentar o que tínhamos reservado para hoje. A manhã apresentava a fazer lembrar um dia de verão, bastante quente e com um céu limpo a adivinhar um dia de calor.
Deixámos o Pouchão para trás e seguimos em direcção à Calçada Romana dos Valhascos! Abanado o esqueleto na calçada, largam-se os travões até alcançar a primeira subida do dia, são 2,1km com 122m de acumulado positivo de subida. Já deu bem para a malta começar a tirar roupa...
Continuamos assim as nossas pedaladas, em direcção à Lapa, Porto de Mação, fazendo de seguida o Vale da Rosa Mana, apontando então azimutes para o Monte Cimeiro. Até ao Monte Cimeiro vamos numa constante ascensão, mas sem grandes empenos pelo caminho. Subimos mais um pouco até à aldeia de Tojeira, para depois dar inicio a uma vertiginosa descia em direcção à ribeira do Codes, com uma parte final verdadeiramente vertiginosa...
Chegando ao leito do ribeiro, eis que se aproxima mais um belo exemplar de subida, desta vez muito técnica devido à muita pedra solta, são 2km com 110m de acumulado. Feita a subida estamos na aldeia da Lousa, altura de comer uma barrita e seguir viagem em direcção à Água Formosa. Pelo caminho fazemos mais uma louca descida, com muitos drops de pedra a convidarem a uns bons saltinhos, mas foi sol de pouca dura a descida...pois mal nós descuidamos e já se avistava mais uma íngreme subida pela frente, desta vez com 2km e 100m de acumulado.
Por enquanto as subidas estavam arrumadas, agora era altura do curtir o Single Track até à Aldeia de Xisto de Água Formosa. Todas as palavras são poucas para descrever a delicia que é este trilho...só visto mesmo, uma qualidade soberba e uma injecção de adrenalina total!
O single é tão bom que a malta até voa baixinho com as suas biclas
Aqui a alta costura italiana a mostrar a sua graça!
Aníbal aos comandos da sua JORBI a mostrar como se faz...as duas rodas pelo ar!
A Giant a recuperar da bela descida que fez ao longo deste magnífico trilho!
Os piratas desta manhã, todos eles com posses altamente profissionais....nem imaginam voçes o que tivemos de descer para chegar a este cenário lindíssimo!
Fica também aqui o concelho a todos os seguidores deste blog e amantes da natureza que um dia destes aproveitem para visitar a bonita aldeia de xisto de Água Formosa... LINDÍSSIMA!
Saída de Água Formosa pelo habitual Single Track nas margens das encostas da ribeira...momentos deliciosos de BTT! Estes últimos quilómetros foram só agradáveis surpresas, mas estava a chegar novamente uma fase de pura dureza...para começar foi a subida do Lagar em direcção à Lousa, 1km com 90m de acumulado de subida, um pelo petisco sim senhor!
Da Lousa descemos mais uma vez para a ribeira de Codes, onde fazemos uma sessão de Single Tracks muito técnicos, com várias passagens pela ribeira...com o calor que estava até sabia bem.
Jony a mostrar como se faz...este menino é um pró a atravessar ribeiros! Muitos aninhos de prática. Com as máquina bem fresquinhas eis que se segue o petisco final...3km de pura loucura a subir serra a cima em direcção ao cemitério de Monte Alegre e vencendo um acumulado de subida na casa dos 210m...é obra! Com este ultimo empeno feito, foi largar travões até Abrantes, praticamente sempre a descer, passando pelo Andreus e seguindo ao longo do Vale de São Simão onde é sempre uma louca curtição até chegarmos às Sentieiras. Rola-se tranquilamente até casa com uma bela manhã de pedaladas nas pernas e com muitos e bons momentos de BTT.

Dados da Volta

Distancia: 67km
Acumulado: 1400m
Tempo Gasto: 4h10

ATÉ PARA A SEMANA...PARA MAIS UNS TRILHOS DE ALTA QUALIDADE, ACOMPANHADOS DE GRANDE COMPANHIA E MUITA ANIMAÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário