domingo, 12 de fevereiro de 2012

X Bênção Nacional do Ciclista


Mais um ano, mais uma bênção do ciclista e a já tradicional peregrinação a Fátima. Este ano optou-se por fazer a ligação Abrantes-Fátima-Abrantes por trilhos de BTT. Após algumas confirmações e des-confirmações alinharam os 3 do costume Paulican, Miguel(CabeçoDasÁguias) e eu (Ricardo), contámos também com a companhia de 4 elementos do VDM BTT Team até Tancos.
A manhã em Abrantes apresentava gelada, mas sem sinais de de queda de gelo...adivinhava-se novamente problemas com dedos de mãos e pés (ossos do oficio...) . Deu-se assim as primeiras pedaladas por volta das 8h20.
Começou-se assim logo a descer em direcção a Rio de Moinhos, para ai entrar na estrada do campo até Constância...bastou apenas uma descida para ficar com a cara, mãos e pés completamente gelados, até a falar custava. Por estes campos ainda havia sinais da geada da noite anterior, pois ao passar das bikes apenas se ouvia o gelo a quebrar debaixo dos pneus.
Até Constância foi sofrer com o maldito frio...e para ajudar, foi sempre em plano, nem umas subiditas para a malta aquecer .
No campo militar de Tancos, seguimos pelo maravilhoso estradão no alto no do monte com vista privilegiadas sobre o Tejo e com o Castelo de Almourol na retaguarda. Passagem pelos moinhos e segue-se o priemiro Single Track do dia..cheio de drops de pedra, não há espaço para duvidas, é descer e não pensar muito senão dá queda! A cereja no topo do bolo foi um novo SingleTrack à saída de Tancos, muito divertido e com umas belas vistas sobre o Tejo.
Passagem pela Barquinha, seguindo depois para o Parque do Bonito, onde somos obrigados a voltar por outro caminho, pois o parque está todo vedado, encontra-se em obras. Arranjou-se assim uma alternativa para apanharmos o estradão da Epal em direcção da Meia Via
Ficando assim para trás os longos estradões, começa-se a atacar a conquista da Serra de Aire, em direcção ao Alqueidão
Começam as subidas, mas por enquanto ainda com piso favorável.
A subida mais dura em direcção ao Bairro, com paisagens verdadeiramente deslumbrantes do nosso lado direito...vale bem a pena o esforço!
As vistas ao longo da subida são estas...refeitos desta subida seguimos a meio encosta já com a presença da imagem de marca da serra, pedra e pedra, para todos os gostos! Ficando ainda a faltar a subida final para o bairro, paralela à estrada de alcatrão, onde hoje se avistavam imensos ciclista em direcção a Fátima.
Feita esta ultima subida, foi rolar tranquilamente até ao Santuário de Fátima, onde encontramos os amigos do Cabeço Das Águias, que fizeram a peregrinação em bicicleta de estrada. Aproveitámos para registar o momento e seguimos para a bênção. Terminada a bênção foi altura de malhar umas sandes e umas peças de fruta e regressar a casa...ou melhor iniciar um verdadeiro calvário, passo a explicar: a ideia era seguir os Caminhos de Fatima em sentido contrário até ao Covão do Coelho, para depois fazer mais um incursão pela bela Serra de Aire, mas não sabíamos nós o que tínhamos reservado... ;-)
Até ao Covão do Coelho foi umas comédias, pois os Caminhos de Fátima tinham uma marcação muito má em sentido contrário...foi uma complicação dos diabos, e muitos volta a trás e sobes e desces dos diabos!
Mas como o nossa força de vontade, boa disposição e com umas paisagens verdadeiramente lindíssimas, lá seguimos o nosso sentido de orientação e conseguimos chegar a bom porto .
Ficámos a conhecer mais uns belos trilhos para futuras aventuras
Esta incursão pela Serra foi durinha, mas com vistas deslumbrantes...foram várias as torres eólicas que nos fizeram companhia, pena andarmos meio perdidos!
Após uma série de enganos lá conseguimos entrar no trilho pretendido...pode-se dizer que chegamos ao "parque de diversões", foram alguns quilómetros de belos e técnicos Single Tracks, valeu bem a pena o esforço para percorrer tal trilho.
Está passagem levou a que tenhamos de atravessar novamente a serra...e com a serra e 100km nas pernas começaram a chegar as subidas, duras e técnicas com pedra e mais pedra, percorrendo trilhos divinais, mas com um grau de técnica e dificuldade de progressão no terreno bastante difícil, este componentes todos aliados às horas passadas em cima da bike começam a querer fazer moça!
Finalmente muito ao longe consegue-se avistar Abrantes, o conta quilómetros marca 100km...e o esqueleto já acusa a dureza da serra, mas ainda temos de ter força de vontade para percorrer o resto que nos falta até atingir o nosso objectivo!
Seguimos caminho em dirrecção à Ribeira Branca, com passagem pela Zibreira onde acontece um rasgo no pneu da bike do Paulican...com o rasgo chegou problemas técnicos com a válvula da roda calcinada não havendo forma de a retirar sem a ajuda de um alicate. Com muito sorte conseguimos encontrar um camionista que nos desenrascou ferramenta para resolver a situação! No meio do azar foi uma imensa sorte...com isto perdemos mais de 30m, a juntar ao tempo que andámos perdidos na serra, o alargar da hora arrastou-se mais que o planeado!
Com o problema resolvido, foi dar "corda aos sapatos" e palmear quilómetros até Abrantes, com a companhia do vento de frente. Chegados a Rio de Moinhos os conta quilómetros marcam 139km e três duras incursões pela Serra de Aire, mas como ainda não chegava ainda tivemos de superar as duas ultimas e duras subidas para alcançar a nossa cidade. A sensação de chegar ao fim de subida é de alivio...ou melhor de se pensar: "estamos salvos, ainda não foi esta que nos derrubou..."; como podem ver pela foto as nossas caras são de dever cumprido!
Até à próxima aventura!!!! Nada é impossível...basta querer. Fica também o agradecimento e compreensão das nossas famílias para com estas nossas aventuras.

1 comentário:

  1. Vocês já estão muito á frente... até tenho medo de me juntar a vós :)

    Grande malha sim senhor.

    ResponderEliminar