segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

As Sete Surpresas by Machado

Boas amigos e seguidores, das nossas singelas pedaladas por esses trilhos fora! No passado domingo teve lugar a mais um dia épico de BTT, desta vez tendo como anfitrião da volta o João Machado (BinTTage), que nos fez o convite para se juntarmos a esta bela aventura...
O ponto de encontro foi junto ao estádio Municipal por volta das 9h30, onde compareceram 22 bttistas, cheios de vontade para dar inicio a este dia dedicado ao BTT. O nosso grupo marcou presença com Paulican, Fernando, Aníbal, Nelson e eu (Ricardo). A manhã apresentava não muito gelada, sem vento, céu limpo e muito sol.
Saímos assim de Abrantes em direcção ao Carvalhal, sempre em ritmo de amena cavaqueira e aproveitando para aquecer para o que teríamos pela frente...que aos poucos ia sendo divulgado pelo anfitrião da volta, referindo-se apenas que teríamos ao longo do dia várias surpresas, no total seriam sete... Aproveitou-se a passagem pelo Aventureiros Café, para se tomar a dose matinal de cafeína.
Café tomado e siga viagem, pois tínhamos a nossa espera dois belos single tracks na zona do Carril !
O primeiro single, mais parecia um belo fio dental, uma carreirinho estreitinho nas bordinhas da encosta...toda a atenção era pouca, pois uma queda para o lado errado daria um grande trambolhão!
Segue-se o segundo single do dia...este já mais longo e a pedir muito pedal até à ribeira, pelo caminho há duas curvas em gancho muito giras de se fazer!
Continuamos paralelos ao longo da ribeira, sempre em Single Track... atravessando novamente a ribeira, seguindo em direcção ao Carril. Aqui largam-se os travões e segue-se a longa descida até às Senteiras, atingindo-se velocidades verdadeiramente alucinantes, o meu conta quilómetros bateu nos 60km/h!
Nas Senteiras dá se inicio à primeira grande subida do dia...foram 2,4km até alcançar a fantástica vista que temos na imagem superior, mas para alcançar tal vista venceu-se 178m positivos de subida, mas que bem soube deslumbrar esta bonita paisagem ao fim deste primeiro "empeno"
Não podia ficar impune a passagem pelo Miradouro das Fontes sem se registar uma bela foto de grupo!
Continuamos assim caminho, sempre com bonitas paisagens com a barragem de Castelo de Bode como pano de fundo. Rompemos mais um belo exemplar de subida, desta vez mais curta mas com um grau elevado de técnica, pois a demasiada pedra solta vinha a dificultar demasiadamente a nossa progressão!
Continuamos a nossa aventura em direcção a Água das Casas, tendo pelo meio mais uma louca e alucinante descida...com direito a vistas lindíssimas sobre as margens da barragem!
O nosso anfitrião Machado a continuar a nos deliciar com estes belos trilhos, mas que belo trabalinho de casa vez este nosso amigo, pois ate agora toda a malta se esta a deliciar!
Rolamos então para a Matagosa por asfalto, para se dar inicio à ascensão ao Centro De Portugal
Pelo caminho, fizemos uma subida em Single Track ao longo da encosta...uma maravilha esta subida, com o centro de Portugal como pano de fundo e como nosso próximo objectivo.
Ao longo da subida vamos tendo vista verdadeiramente deslumbrantes, já com paisagem mais serrana e com vista sobre o Penedo Furado!
Chegámos finalmente ao Centro de Portugal, onde somos brindados com muitas e boas laranjas...mais uma vez o amigo Machado surpreende a malta, com este "mimo"
Aproveitam-se as laranjas e contemplamos todos as belas e únicas vista sobre a albufeira de Castelo de Bode
A malta com estas vistas, já não se importava de ficar por ali mais uns tempos...mas não nos podemos deixar levar pelas paisagens, pois haviam indicações que o melhor ai estava para vir!!!! Será possível?????
Descemos assim em direcção ao Brescovo, continuando em direcção ao Codes. Atravessada a Ribeira do Codes e um belo "Rocks Garden" nas zonas secas da ribeira!
Bem a malta não se pode habituar só a descidas, para contrariar isso temos a nossa espera a subida à aldeia da Lousa. Subida pelas "Conheiras", escusado será dizer que é uma penosa subida com muita pedra solta e com grandes problemas de tracção...as caras nas fotos demonstram isso mesmo!!!
Tanta pedrinha tem esta subida...até à Lousa nunca aliviou! Acabado a "tortura" da subida, mete-se talega e mais uma descida ao bom jeito da malta que gosta de abusar nas descidas, com direito a drops de pedra e todo, IMPECÁVEL
Seguimos pelo estradão ao longo do vale em direcção ao Vilar do Chão, fazendo pelo caminho mais um pico de subida para levar as pulsações ao mais ao nível. Por esta altura é anunciado uma das grandes surpresas do dia, que por esta altura já são mais de muitas...um magnifico single track em direcção a Água Formosa, nem tenho palavras para descrever este dito single, foi uma verdadeira delicia!!!!!!
Falando em delicia...chegados à Água Formosa, somos brindados por um verdadeiro banquete...mas que espectáculo, melhor era impossivel, foram desde febras, chouriças, fritos, bolos, cerveja preta, vinho Corga Da Chã e no final um belo cafezinho, só tenho a dizer que fomos tratados como lordes por um simpático casal amigo do anfitrião desta verdadeira epopeia do BTT
O amigo Machado a anunciar mais uma surpresa de fazer crescer água na boca...fritos, polvilhados com açúcar e canela, bem a malta com isto tudo até se faz esquecida para o regresso a Abrantes, pois isto eram condições para umas longas horas de conversa e petiscada!
Amigo Nuno Gomes que gentilmente ofereceu uma caixa de Corga de Chã, produzido pela sua família...um verdadeiro nectar dos deuses, recomenda-se aconselha-se pois é muito bom!
A foto de grupo, para mais tarde recordar este magnífico banquete!
Maltinha chega de comer e beber, agora é hora de queimar o que ingerimos...deixamos para trás a lindíssima aldeia da Água Formosa e percorremos mais um lindíssimo single track! E damos inicio à subida do Lagar em direcção a Lousa, é um bonito carrossel é sim senhor.
Passagem pelo Milreu, e louca descida até ao Penedo Furado...com uma zona de barro a demonstrar-se traiçoeira, mas sem causar imprevisto a ninguém. Rolámos então em amena cavaqueira até São Domingos, descendo então para Vale Tábuas, seguindo-se mais uma subida daquelas que todos gostam. Rola-se pelo estradão até Carvalhal, seguindo então em direcção à Ribeira da Brunheta para dar inicio a ultima subida do dia! Feita a subida foi meter talega e descer até à Abrançalha, com as cores do fim do dia a dar uma beleza especial.
Foram 10km com a talega metida até atingir a Abrançalha. Para trás ficaram muitos e bons momentos de BTT, de companheirismo, de boa vontade, de prazer...e de um dia de pedaladas que certamente ficará marcado!
Atingimos Abrantes com 80km, cerca de 2000m de acumulado e com um especial agradecimento ao amigo Machado pela bela aventura que nós proporcionou um muito obrigado pelo convite, esteve tudo divinal! E quanto às Sete Surpresas anunciadas, acho que houve um engano...não foram sete, foram mais que muitas!!!!
Fica o slide show, com todas as fotos!


P.S - Ficámos fãs destas aventuras...da próxima contem connosco!

4 comentários:

  1. Uma verdadeira aventura em BTT com grande companheirismo que vai ficar guardada no livro das (boas) recordações...
    Parabéns pela reportagem,
    um abraço,
    Nuno Gomes

    ResponderEliminar
  2. Ando de BTT por paixão;
    Gosto de desafios;
    Não prometo coisas fáceis, prometo boas recordações que nos divirtam e tornem mais felizes;
    Quando convido os amigos para me fazerem companhia tento dár-lhes o melhor;
    Obrigado pela companhia e pela excelente reportagem;
    Fica a promessa de mais surpresas...nada fáceis, bem divertidas!
    Até breve,

    Machado
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002162381018

    ResponderEliminar
  3. Um excelente dia de BTT,mesmo cinco estrelas,um agradecimento ao amigo Machado por este magnifico convivio de Btt( e a todos os amigos que nos acompanharam),pois é muito importante este companheirismo e amizade,penso que é importante repetir a dose.
    Até breve,vemo-nos nos trilhos ou fora deles....

    ResponderEliminar
  4. Foi muito bom, é por isto que eu gosto de BTT, paisagens fantasticas, trilhos muito bons, adrenalina, desafios novos, e claro o convivio com pessoal que partilha dos mesmos gostos.

    Obrigado Machado e restante pessoal por nos terem proporcionado estes momentos.

    Boas pedaladas,

    ResponderEliminar