domingo, 30 de outubro de 2011

Resistência Souto 2011

Boas tardes, mais um ano realizou-se a resistência do Souto! Como já vem sendo habitual vou sempre tirar umas fotos aos correntes...foi uma excelente prova (isto visto de fora), com uma disputa até à ultima volta, onde Nuno Vicente levou a melhor, ficando a trás Ismael Graça, João Pereira e Nuno Inácio. Um percurso duro e técnico com zonas espectaculares.
Pedro Ruivo
João Pereira
Ismael Graça
Nuno Inácio
Link álbum Picasa CLICA AQUI
Fotos em tamanho original é favor contactar através de r.j.alemida@hotmail.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Rescaldo Maratona FestivalBike 2011

Boas amigos e seguidores do cantinho dos AmigosDoPedalABTTeam. Como todos sabem no passado fim de semana realizou-se a 7º edição do FestivalBike, o maior evento de bikes de Portugal; paralelo a este evento realiza-se a Maratona FestivalBike Órbita que contam também com 7 edições, este ano com a particularidade de estar inserida no calendário UCI e Taça de XCM
Com Santarém aqui mesmo lado aproveitamos a oportunidade para marcar presença nesta Maratona e com prolongamento no decorrer da tarde a ver feira de exposição de BIKES.
Por volta das 6h30, eu (Ricardo) e Paulican arrancámos de Abrantes, com uma manhã muito fresca a adivinhar um dia ameno o que é perfeito para a prática de BTT. Chegada a Santarém (CNEMA), tudo super bem identificado, desde parque, secretariado, controlo 0.
Preparação das Bikes, dirigi mo-nos para o controlo 0, pelo caminho ainda nós deram um saquinho com uma barra e um gel, tudo da GoldNutrition .
Agora era aguardar pela hora da partida e ir vendo as bikes a chegar, cada vez em maior numero. Pelas 9h30 é dada a partida da Maratona da Taça de XCM; 9h40 partida de Maratona Promoção e 9h50 partida Meia Maratona Promoção, na qual estávamos inseridos.
Como de ante mão sabíamos que eram 2000 inscritos para a meia maratona jogámos pelo seguro e chegamos bem cedo ao controlo 0, para evitar engarrafamentos inicias e assim foi arrancámos bem colocados com cerca de 500 participantes a nossa frente.
Arranque à morte...tudo a querer ficar bem colocado, algo arriscado...mas com sorte tudo correu bem e não tivemos qualquer incidente na partida! Primeiros quilómetros em alcatrão e com uma "parede" logo para começar a partir o longo pelotão. Aproveitamos logo esta subida para ultrapassar centenas de participantes, seguimos então no nosso ritmo
Primeiros quilómetros super rolantes a pedirem talega e punho enrolado...mas sempre com cuidado nas descidas, pois o pó era muito!
Aproveitando as subidas para impor ritmo mais agressivo e nas rectas tentar acompanhar a rolar
Primeiro obstáculo onde se teve de parar e andar com a bike à mão...também faz parte e foram apenas alguns metros, antes ouve a passagem pelo abastecimento solido e pela Zona Espectáculo artificial, com um circuito em serpentina marcado com fita e com uma passagem por uma ponte,; zona engraçada e até deu algum gozo fazer esta zona...pena foi vir a saber no final que foi uma tragédia para o pessoal que vinha mais em monte. Nós pessoalmente gostámos...
Até ao abastecimento os trilhos são grande parte, estradão rolante e largo com alguns topos pelo meio. Após a subida impossível começa melhor parte do percurso, zona de Serra com alguma pedra e muitos e bons Single Tracks, todos eles COMPLETAMENTE cicláveis um ou outro drop mais assustador mas nada que não se resolva, basicamente era dar pedal e curtir o trilho!
Continuamos então por Serra com trilhos muitos bons, com alguns subidas mais duras...basicamente "picos" com alguma inclinação. Na parte final ainda aparece uma subida da conduta da EPAL que levou muitos a por o pé no chão e seguir em PTT, mas com sacrifício e com alguma perna fazia!
Feita essa ultima subida era talega até ao fim...e assim foi

Com isto concluímos esta meia-maratona com a sensação de dever comprido e o mais importante sem quedas, nem problemas mecânicos e ambos com a mesma opinião percurso maravilhoso...impecável mesmo, tudo super bem organizado!

1º - Ismael Graça - 01:48:26
146º - Ricardo Almeida - 02:14:06
233º - João Eira - 02:22:31
1635º - Ultimo - 06:19:33

Classificação Sub23+Elites
1º - Ismael Graça - 01:48:26
51º - Ricardo Almeida - 02:14:06
289º - Ultimo - 05:12:33

Classificação Veterano B+C
1º - Humberto Simões - 01:58:38
51º - João Eira - 02:22:31
604º - Ultimo - 06:19:33

Após concluirmos ficámos pela zona da meta a ver a malta chegar e esperámos pela chegada dos primeiros da Maratona, onde vimos o nosso amigo Nuno Inácio chegar muito bem classificado, sendo o quinto do seu escalão e garantindo assim o terceiro lugar no final da taça, parabéns Nuno...pena não estarmos presentes na tua subida ao pódio! Já me esquecia enquanto esperávamos fomos sempre muito bem "servidos" com bebida recuperadora e um abastecimento para quem quisesse "trincar" algo.
Seguimos então para os banhos. Optamos e bem pelas piscinas municipais...sem qualquer filas e com umas condições muito acima da média! Posto isto damos por terminada a maratona e tudo o que estava incluído com a mesma, na fase de inscrição optamos pelo Kit de 29€ sem almoço, apenas com Jersey; fase a qualidade que encontrámos, bem como os brindes e as entradas para a feira pensamos que o valor é aceitável, podendo baixar um pouco fase à quantidade de patrocinadores! Ficam assim os nossos sinceros parabéns à organização, para o ano somos clientes deste evento.

SEGUNDA PARTE DO DIA - FEIRA DO FESTIVAL BIKE

Após reestabelecermos forças num restaurante local, onde fomos muito bem servidos seguimos para a feira, para ver as novidades de 2012! Escusado será dizer que é uma perdição, bikes e mais bikes...para todos os gostos e carteiras. Ficam algumas fotos:
Bem de uma maneira geral a maior novidade, que já não é novidade para ninguém é a entrada em força das rodas 29...são verdadeiros camiões do BTT, resta saber como vais ser a sua aceitação por cá!
Demonstração Trial
Estes amigos têm um kit de unhas de luxo!

P.S. - Ficam os agradecimentos a todos os que partilharam fotos, tais como:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rescaldo VII BTT Trilhos Da Raia

Bons dias amigos e seguidores das pedaladas aqui deste nosso grupinho de amigos e amantes de BTT. No passado domingo realizou-se mais uma edição dos famosos Trilhos da Raia, que na nossa opinião é do mais belo e do melhor que se faz por cá...como muitos dizem um percurso de BTT feito por quem verdadeiramente gosta de BTT, claro está que o resultado é o que se adivinha...DIVINAL!
Este ano marcámos presença com Aníbal, Fernando, Nelson, Paulican e eu(Ricardo). Saída de Abrantes por volta das 6h30m e chegada ao Largo da Feira Raiana por volta das 8h00, como sempre local muito bem sinalizado e com elementos da organização a indicar os locais para estacionamento. Viaturas estacionadas, hora de levantar dorsais...sem qualquer filas nem confusões .
Começa a chegar o aproximar da hora, eis que chega a altura de ir para a zona de partida onde já se encontram largas dezenas de concorrentes prontos para dar inicio a mais uma edição desta mítica "prova"
Aqui ainda estavam todos limpinhos...mas o pó esperava por nós e não ia facilitar as coisas.

Os primeiros quilómetros começam por ser em alcatrão com a habitual passagem pelas ruas de Idanha. A entrada nos trilhos ainda se dá com o grande pelotão todo agrupado o que vai levantar uma nuvem de pó enorme, o que torna as coisas mais complicadas. Contudo nem mesmo o pó deixa passar impunes as belas paisagens que vão aparecendo!
Os primeiros quilómetros são muito rápidos, com estradão plano e sem qualquer subida...até alcançar a barragem Marchal Carmona foi um instante!
A entrada na barragem é feita por um bonito single track...onde se registam bonitas imagens!
Após a barragem segue-se a primeira subida...que culmina com uma vista privilegiada sobre a barragem, vale a pena parar e fotografar. Continuamos assim novamente por belos estradões com piso muito rolante, mas com muito muito pó no ar...pó este que aliado a grandes velocidades e a muito gente colada dá origem a uma queda onde eu e mais três atletas se envolvem. Eu fico apenas com o cromado das pernas "danificado", mas nada de mais...agora um companheiro fica bastante mal tratado, deixando-nos até muito assustados, felizmente não seria nada de muito grave apenas alguns pontos no lábio...mas valeu para o susto!
Refeitos do susto lá continuamos...começando a apanhar menos pó pois o pelotão já estava muito mais alongado.
Seguimos assim apenas sem a companhia do Fernando, pois como tem estado mais parado optou por ir a um ritmo seu sem grandes variações nem abusos....e com isto chegou ao fim fino e deliciado com o percurso. Na separação ainda tentamos ligar lhe para ver onde vinha mas o homem vinha a deliciar todos os detalhes do percurso que nem quis saber do telemóvel.
Após a separação começam a nosso ver a chegar os melhores trilhos e as paisagens começam a ter o ar mais de "serra"
Alguns quilómetros antes de se iniciar a subida para Monsanto percorremos estradões por entre Carvalhos, que proporcionaram bons momentos de BTT com paisagens fantásticas!
Em amena cavaqueira lá fomos percorrendo quilómetros e aos poucos começa-se a a avistar a imponente aldeia de Monsanto.
Agora sim podemos dizer que estamos às portas da derradeira subida do dia...a qual nos leva a percorrer estes trilhos ano após ano!
Escusado será dizer que nem ouve tempo de fotos durante a magistral subida...cada pedalada é um momento de concentração e sacrifício...é ver pingar o suor em fio para cima do quadro!
Paragem obrigatório para registar a saída de Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal.
Amigos se acharam a subida dura...então preparem-se para a descida pois esta é de partir os "ossinhos" todos! Pedra e mais pedra sempre a descer por uma calçada brutalissima
Ficando mais uma fez esta descida marcada por uma aparatosa queda do Paulican...foi quase um milagre como o homem não se partiu todo, pois foi um voo brutal!
Aproveitamos a queda para tirar uns retratos à malta que ia passando, enquanto o Paulican verifica se a sua bike não sofreu nada após ter voado!

VII BTT TRILHOS DA RAIA - Descida Monsanto from rcarmo on VimeoDeixo-vos aqui também um video do amigo Ricardo Carmo que retrata bem a dureza desta descida!

Terminamos a calçada quase sem força nas mãos...aqui o pessoal das rígidas certamente diz mal da sua vida, agora com FS é quanto mais pedal melhor e já para não falar de roda 29 isso sim deve ser um luxo!
Deixamos assim Monsanto para traz e rolamos em direcção a Idanha a Velha. Os trilhos voltam novamente a serem muito rolantes e com longas descidas...onde se destaca uma brutal descida até chegar a Idanha a Velha, zona do terceiro e ultimo abastecimento, que como os anteriores são ao mais alto nível!
Deixamos Idanha a Velha e seguimos em direcção mais uma vez a barragem, agora sempre com trilhos a pedirem talega!
A entrada para a barragem é feita por um single track que podemos dizer que foi a cereja no topo do bolo...mas que maravilha, alguns quilómetros em carreirinhos, com zonas super rolantes, partes técnicas, curvas e contra curvas...uma verdadeira maravilha!
Rolamos então pelas margens da Barragem Carmona, onde rápidamente alcançamos a Parede da Barragem, onde registamos ao longe a imponente aldeia de Monsanto plantada no cume do monte. A parte final até Idanha a Nova foi marcada com algumas subidas e com o já tradicional Single Track no final do percurso.
Chegamos ao fim assim de mais um percurso brutal e com vontade de repetir, pois foi verdadeiramente maravilhoso, estão de parabéns! Para terminar banhos e almoço com tudo a correr ás mil maravilhas e com umas quantas imperiais e um cafezito na esplanada do café do centro. Com isto tudo escusado será dizer que continuamos víeis seguidores destes eventos da malta do ACIN, muito parabéns!


1.º - Sérgio Paulinho - 3:02:12
129º - Ricardo Almeida - 4:46:47
130º - Nelson Alves - 4:46:50
134º - João Paulo (Paulican) - 4:48:30
152º - Aníbal Gaudêncio - 4:54:27
212º - Fernando Fernandes - 5:49:21
270º - Ultimo - 7:54:52

Deixámos assim os Trilhos da Raia...já com saudades, agora é aguardar pelo próximo ano! Pelo caminho de regresso a casa ainda apanhamos um passeio de motos antigas, onde fica aqui o registo desta bonita Z3 que ia completamente a fundo!

Fica também o agradecimento a BTTLovers , Bruno Martins e Bttbikesfree Bernard pela partilha das fotos!