segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Rescaldo Maratona FestivalBike 2011

Boas amigos e seguidores do cantinho dos AmigosDoPedalABTTeam. Como todos sabem no passado fim de semana realizou-se a 7º edição do FestivalBike, o maior evento de bikes de Portugal; paralelo a este evento realiza-se a Maratona FestivalBike Órbita que contam também com 7 edições, este ano com a particularidade de estar inserida no calendário UCI e Taça de XCM
Com Santarém aqui mesmo lado aproveitamos a oportunidade para marcar presença nesta Maratona e com prolongamento no decorrer da tarde a ver feira de exposição de BIKES.
Por volta das 6h30, eu (Ricardo) e Paulican arrancámos de Abrantes, com uma manhã muito fresca a adivinhar um dia ameno o que é perfeito para a prática de BTT. Chegada a Santarém (CNEMA), tudo super bem identificado, desde parque, secretariado, controlo 0.
Preparação das Bikes, dirigi mo-nos para o controlo 0, pelo caminho ainda nós deram um saquinho com uma barra e um gel, tudo da GoldNutrition .
Agora era aguardar pela hora da partida e ir vendo as bikes a chegar, cada vez em maior numero. Pelas 9h30 é dada a partida da Maratona da Taça de XCM; 9h40 partida de Maratona Promoção e 9h50 partida Meia Maratona Promoção, na qual estávamos inseridos.
Como de ante mão sabíamos que eram 2000 inscritos para a meia maratona jogámos pelo seguro e chegamos bem cedo ao controlo 0, para evitar engarrafamentos inicias e assim foi arrancámos bem colocados com cerca de 500 participantes a nossa frente.
Arranque à morte...tudo a querer ficar bem colocado, algo arriscado...mas com sorte tudo correu bem e não tivemos qualquer incidente na partida! Primeiros quilómetros em alcatrão e com uma "parede" logo para começar a partir o longo pelotão. Aproveitamos logo esta subida para ultrapassar centenas de participantes, seguimos então no nosso ritmo
Primeiros quilómetros super rolantes a pedirem talega e punho enrolado...mas sempre com cuidado nas descidas, pois o pó era muito!
Aproveitando as subidas para impor ritmo mais agressivo e nas rectas tentar acompanhar a rolar
Primeiro obstáculo onde se teve de parar e andar com a bike à mão...também faz parte e foram apenas alguns metros, antes ouve a passagem pelo abastecimento solido e pela Zona Espectáculo artificial, com um circuito em serpentina marcado com fita e com uma passagem por uma ponte,; zona engraçada e até deu algum gozo fazer esta zona...pena foi vir a saber no final que foi uma tragédia para o pessoal que vinha mais em monte. Nós pessoalmente gostámos...
Até ao abastecimento os trilhos são grande parte, estradão rolante e largo com alguns topos pelo meio. Após a subida impossível começa melhor parte do percurso, zona de Serra com alguma pedra e muitos e bons Single Tracks, todos eles COMPLETAMENTE cicláveis um ou outro drop mais assustador mas nada que não se resolva, basicamente era dar pedal e curtir o trilho!
Continuamos então por Serra com trilhos muitos bons, com alguns subidas mais duras...basicamente "picos" com alguma inclinação. Na parte final ainda aparece uma subida da conduta da EPAL que levou muitos a por o pé no chão e seguir em PTT, mas com sacrifício e com alguma perna fazia!
Feita essa ultima subida era talega até ao fim...e assim foi

Com isto concluímos esta meia-maratona com a sensação de dever comprido e o mais importante sem quedas, nem problemas mecânicos e ambos com a mesma opinião percurso maravilhoso...impecável mesmo, tudo super bem organizado!

1º - Ismael Graça - 01:48:26
146º - Ricardo Almeida - 02:14:06
233º - João Eira - 02:22:31
1635º - Ultimo - 06:19:33

Classificação Sub23+Elites
1º - Ismael Graça - 01:48:26
51º - Ricardo Almeida - 02:14:06
289º - Ultimo - 05:12:33

Classificação Veterano B+C
1º - Humberto Simões - 01:58:38
51º - João Eira - 02:22:31
604º - Ultimo - 06:19:33

Após concluirmos ficámos pela zona da meta a ver a malta chegar e esperámos pela chegada dos primeiros da Maratona, onde vimos o nosso amigo Nuno Inácio chegar muito bem classificado, sendo o quinto do seu escalão e garantindo assim o terceiro lugar no final da taça, parabéns Nuno...pena não estarmos presentes na tua subida ao pódio! Já me esquecia enquanto esperávamos fomos sempre muito bem "servidos" com bebida recuperadora e um abastecimento para quem quisesse "trincar" algo.
Seguimos então para os banhos. Optamos e bem pelas piscinas municipais...sem qualquer filas e com umas condições muito acima da média! Posto isto damos por terminada a maratona e tudo o que estava incluído com a mesma, na fase de inscrição optamos pelo Kit de 29€ sem almoço, apenas com Jersey; fase a qualidade que encontrámos, bem como os brindes e as entradas para a feira pensamos que o valor é aceitável, podendo baixar um pouco fase à quantidade de patrocinadores! Ficam assim os nossos sinceros parabéns à organização, para o ano somos clientes deste evento.

SEGUNDA PARTE DO DIA - FEIRA DO FESTIVAL BIKE

Após reestabelecermos forças num restaurante local, onde fomos muito bem servidos seguimos para a feira, para ver as novidades de 2012! Escusado será dizer que é uma perdição, bikes e mais bikes...para todos os gostos e carteiras. Ficam algumas fotos:
Bem de uma maneira geral a maior novidade, que já não é novidade para ninguém é a entrada em força das rodas 29...são verdadeiros camiões do BTT, resta saber como vais ser a sua aceitação por cá!
Demonstração Trial
Estes amigos têm um kit de unhas de luxo!

P.S. - Ficam os agradecimentos a todos os que partilharam fotos, tais como:

Sem comentários:

Publicar um comentário