terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rescaldo VII BTT Trilhos Da Raia

Bons dias amigos e seguidores das pedaladas aqui deste nosso grupinho de amigos e amantes de BTT. No passado domingo realizou-se mais uma edição dos famosos Trilhos da Raia, que na nossa opinião é do mais belo e do melhor que se faz por cá...como muitos dizem um percurso de BTT feito por quem verdadeiramente gosta de BTT, claro está que o resultado é o que se adivinha...DIVINAL!
Este ano marcámos presença com Aníbal, Fernando, Nelson, Paulican e eu(Ricardo). Saída de Abrantes por volta das 6h30m e chegada ao Largo da Feira Raiana por volta das 8h00, como sempre local muito bem sinalizado e com elementos da organização a indicar os locais para estacionamento. Viaturas estacionadas, hora de levantar dorsais...sem qualquer filas nem confusões .
Começa a chegar o aproximar da hora, eis que chega a altura de ir para a zona de partida onde já se encontram largas dezenas de concorrentes prontos para dar inicio a mais uma edição desta mítica "prova"
Aqui ainda estavam todos limpinhos...mas o pó esperava por nós e não ia facilitar as coisas.

Os primeiros quilómetros começam por ser em alcatrão com a habitual passagem pelas ruas de Idanha. A entrada nos trilhos ainda se dá com o grande pelotão todo agrupado o que vai levantar uma nuvem de pó enorme, o que torna as coisas mais complicadas. Contudo nem mesmo o pó deixa passar impunes as belas paisagens que vão aparecendo!
Os primeiros quilómetros são muito rápidos, com estradão plano e sem qualquer subida...até alcançar a barragem Marchal Carmona foi um instante!
A entrada na barragem é feita por um bonito single track...onde se registam bonitas imagens!
Após a barragem segue-se a primeira subida...que culmina com uma vista privilegiada sobre a barragem, vale a pena parar e fotografar. Continuamos assim novamente por belos estradões com piso muito rolante, mas com muito muito pó no ar...pó este que aliado a grandes velocidades e a muito gente colada dá origem a uma queda onde eu e mais três atletas se envolvem. Eu fico apenas com o cromado das pernas "danificado", mas nada de mais...agora um companheiro fica bastante mal tratado, deixando-nos até muito assustados, felizmente não seria nada de muito grave apenas alguns pontos no lábio...mas valeu para o susto!
Refeitos do susto lá continuamos...começando a apanhar menos pó pois o pelotão já estava muito mais alongado.
Seguimos assim apenas sem a companhia do Fernando, pois como tem estado mais parado optou por ir a um ritmo seu sem grandes variações nem abusos....e com isto chegou ao fim fino e deliciado com o percurso. Na separação ainda tentamos ligar lhe para ver onde vinha mas o homem vinha a deliciar todos os detalhes do percurso que nem quis saber do telemóvel.
Após a separação começam a nosso ver a chegar os melhores trilhos e as paisagens começam a ter o ar mais de "serra"
Alguns quilómetros antes de se iniciar a subida para Monsanto percorremos estradões por entre Carvalhos, que proporcionaram bons momentos de BTT com paisagens fantásticas!
Em amena cavaqueira lá fomos percorrendo quilómetros e aos poucos começa-se a a avistar a imponente aldeia de Monsanto.
Agora sim podemos dizer que estamos às portas da derradeira subida do dia...a qual nos leva a percorrer estes trilhos ano após ano!
Escusado será dizer que nem ouve tempo de fotos durante a magistral subida...cada pedalada é um momento de concentração e sacrifício...é ver pingar o suor em fio para cima do quadro!
Paragem obrigatório para registar a saída de Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal.
Amigos se acharam a subida dura...então preparem-se para a descida pois esta é de partir os "ossinhos" todos! Pedra e mais pedra sempre a descer por uma calçada brutalissima
Ficando mais uma fez esta descida marcada por uma aparatosa queda do Paulican...foi quase um milagre como o homem não se partiu todo, pois foi um voo brutal!
Aproveitamos a queda para tirar uns retratos à malta que ia passando, enquanto o Paulican verifica se a sua bike não sofreu nada após ter voado!

VII BTT TRILHOS DA RAIA - Descida Monsanto from rcarmo on VimeoDeixo-vos aqui também um video do amigo Ricardo Carmo que retrata bem a dureza desta descida!

Terminamos a calçada quase sem força nas mãos...aqui o pessoal das rígidas certamente diz mal da sua vida, agora com FS é quanto mais pedal melhor e já para não falar de roda 29 isso sim deve ser um luxo!
Deixamos assim Monsanto para traz e rolamos em direcção a Idanha a Velha. Os trilhos voltam novamente a serem muito rolantes e com longas descidas...onde se destaca uma brutal descida até chegar a Idanha a Velha, zona do terceiro e ultimo abastecimento, que como os anteriores são ao mais alto nível!
Deixamos Idanha a Velha e seguimos em direcção mais uma vez a barragem, agora sempre com trilhos a pedirem talega!
A entrada para a barragem é feita por um single track que podemos dizer que foi a cereja no topo do bolo...mas que maravilha, alguns quilómetros em carreirinhos, com zonas super rolantes, partes técnicas, curvas e contra curvas...uma verdadeira maravilha!
Rolamos então pelas margens da Barragem Carmona, onde rápidamente alcançamos a Parede da Barragem, onde registamos ao longe a imponente aldeia de Monsanto plantada no cume do monte. A parte final até Idanha a Nova foi marcada com algumas subidas e com o já tradicional Single Track no final do percurso.
Chegamos ao fim assim de mais um percurso brutal e com vontade de repetir, pois foi verdadeiramente maravilhoso, estão de parabéns! Para terminar banhos e almoço com tudo a correr ás mil maravilhas e com umas quantas imperiais e um cafezito na esplanada do café do centro. Com isto tudo escusado será dizer que continuamos víeis seguidores destes eventos da malta do ACIN, muito parabéns!


1.º - Sérgio Paulinho - 3:02:12
129º - Ricardo Almeida - 4:46:47
130º - Nelson Alves - 4:46:50
134º - João Paulo (Paulican) - 4:48:30
152º - Aníbal Gaudêncio - 4:54:27
212º - Fernando Fernandes - 5:49:21
270º - Ultimo - 7:54:52

Deixámos assim os Trilhos da Raia...já com saudades, agora é aguardar pelo próximo ano! Pelo caminho de regresso a casa ainda apanhamos um passeio de motos antigas, onde fica aqui o registo desta bonita Z3 que ia completamente a fundo!

Fica também o agradecimento a BTTLovers , Bruno Martins e Bttbikesfree Bernard pela partilha das fotos!

Sem comentários:

Enviar um comentário