segunda-feira, 1 de março de 2010

Passeio "Trilhos do Monte"

Eram 8:30 da matina e lá estava eu no "Monte" a preparar-me para mais um passeio que prometia ser do melhor. O sol brilhava, a malta aderiu em força e a organização estava a funcionar com eficiencia. Isto prometia.
Ás 8:45 chegou o Mário Rui com a bicla meio desmontada, e cheio de vontade de pedalar, sempre pontual. 9:00 PARTIDA e depois de mais ou menos 400m começou a verdadeira "malha" lama, mais lama mais subidas, muita água no percurso enfim btt puro e duro. Os óculos encheram-se de lama e ouve alguns instantes em que já pedalava por instinto, tive que parar e limpar as lentes, entretanto o Mário Rui sempre com pedalada forte passou por mim o que me deu alguma motivação pois não queria ficar para trás e quando tudo parecia correr bem eis que nos engana-mos no percurso... é o que dá ir atrás dos outros em vez de ir com atenção á sinalização (que era excelente) e ainda por cima foi numa descida enorme que depois tivemos de subir. Entretanto o Mário como subiu primeiro começou a distanciar-se e eu lá ia com uma pedalada certinha. Chegado á descida "Momentos Solenes" (mais parecia uma parede que uma descida) eis o primeiro contratempo, o bttista que ia á minha frente embrulhou-se com a bicicleta já a chegar á mini-ribeira que havia ao fundo; ai, ai, ai e tive que parar para ajudar o moço que não teve nada de grave, só umas escuriações e nódoas negras o normal portanto, pior sorte teve outro jovem que partiu uma perna no mesmo sitio (já agora aproveit0 para lhe desejar as melhoras).
Mais ou menos ao Km 15 outro contratempo, o desviador traseiro (que já não estava grande coisa) deixou de funcionar e simplesmente deixou de recolher o que não dava jeitinho nenhum pois ainda faltavam 35 km mas enfim, lá fui eu com a mudança mais leve atrás e ia variando á frente. Cheguei ao reabastecimento com a esperança de encontrar o Mário mas pelos vistos ele quase nem parou, queria era pedalar. Nesta altura ele já ia sem travões o que também não era nada facil pois havia descidas muito inclinadas e longas que o obrigaram a recorrer á velha tecnica do pé na roda o que não o desanimou pois seguiu na mesma para os 50 km tal como estava combinado. Entretanto eu fartava-me de pedalar e quase não andava, nas subidas estava tudo bem, a direito e nas descidas é que era pior, mesmo assim virei para os 50Km mas logo percebi que iria ser muito penoso fazer os 30 km restantes sempre na mudança mais leve, pois se quizesse trocar tinha que puxar o desviador com a mão. Voltei para trás e fui apanhar a estrada dos 25 Km (já só faltavam 5 para o final). Com estas voltas acabei por fazer 35 Km o que me deu uma classificação para esquecer. Lamento bastante não ter feito todo o percurso que era magnifico, dos melhores que já vi, com single-tracks espetaculares e paisagens magnificas. No final veio uma das partes melhores do passeio, um single-track, a descer por entre as casas do Monte-Cimeiro; passava-se nas varandas das casas, desciam-se escadas, muito fixe mesmo
No final quando o Mário chegou eu já tinha tomado o meu banho e estava pronto para o "tacho" mas esperei por ele, afinal eu é que tinha falhado e ele mesmo sem travões fez os 50 Km, é de louvar mas não deixa de ser um ganda maluco: podias ter partido a BERG toda eh eh eh.
Relativamente ao almoço o normal, parecia um casamento e até tivemos direito a um buffet de entrada 5*****.
Deixo já aqui o repto aos restantes elementos do Amigos do pedal ABTTeam para que não percam este passeio por nada numa proxima edição pois vale mesmo a pena; se não chover muito claro.

Um abraço a todos

João Dias


3 comentários:

  1. Boas João!

    Está visto que foi ao mais alto nível a passeio do Monte Cimeiro, dureza ao maximo...fogo foi pena foi o desviador traseiro!
    Excelente relato, cinco estrelas venham mais relatos e fotos com fartura!

    Um Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo João apesar de termos falado pessoalmente sobre o passeio que pelos vistos foi muito duro devido ao mau tempo,está um excelente relato,enfim btt puro e duro.
    Um abraço
    F.Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Boas
    Fiz o meu segundo btt a serio e acheio o maximo, isto sim é btt.(a minha BERG está de parabens)
    Em relação ao meu amigo João queria lhe dizer que é um exagerado e que foi um prazer fazer lhe companhia.

    Boas pedaladas
    M.D.

    ResponderEliminar