quarta-feira, 20 de junho de 2012

5 Raid BTT Minde - 2012

No passado Domingo, desloquei-me mais um ano ao Raid BTT Minde. Mais uma vez sem a companhia de ninguém do grupo, pois a malta não é lá muito fã do Reino Da Pedra. Como habitual fui na companhia do Pedro e Nuno Ramalho do Cabeço das Águias, estes partilham a mesma "paixão" por estes trilhos.

Levantamento de Dorsais: Rápido e com as cara lindas do costume.

Partida: Após a habitual benção, parte-se sempre ás 9h em ponto.

Percurso: Inicio, muito rápido em trilhos planos...aproveitando para aquecer e ir passando malta, pois parti quase no fim do pelotão. Passados a 7km começa-se a subir, aqui sim foi altura de passar muito gente, sempre em subidas técnicas e com muita pedra à mistura. Dos 7km até aos 13km foi uma ascensão constante, por entre muros de pedra, carrasqueiros e uma bela brisa da serra. A partir daqui o percurso aliviou um pouco, pois apareceram os estradões e menos subida, apenas uns topos pelo meio...até ao quilometro 28 foi sempre a curtir, com alguns single tracks pelo meio. Por esta altura chegou o azar do dia, a mola da pastilha de trás foi à vida, entortou ficando a roçar no disco. Tiro roda, pastilhas e tendo resolver a situação tentando endireitar a mola...mas nada. A única hipótese para continuar foi tirar a roda da frente e tirar a mola das pastilhas da frente e seguir assim "viagem", forma a vida 25minutos.   Por esta altura dá se inicio a subida das antenas.


Até a curva que se vê no fundo da foto, ainda deu para pedalar...a partir da li, foi mesmo com ela às costas!


Por esta foto podem ver bem o que se segue, da curva para a frente...sendo que na zona da curva é a parte pior! Mas mesmo com 150m a pé vale bem a pena fazer a subida, pois a conquistas das antenas e as sua paisagens em redor são brutais! 



Passagem pelas antenas, ponto mais alto da Serra de Aire, eis que se segue a meu ver o ponto alto deste evento...um single track serra a baixo, do mais técnico que apanhei até hoje! Uma explosão de adrenalina, verdadeiramente brutal...com tudo a que se possa esperar de um ST técnico, drpos, cotovelos, lages de pedra, muita muita pedra e um imenso pó vermelho no ar! Tudo o que se pode esperar de um trilho de sonho...adorei e em breve tenho de lá voltar, pois fazer aquilo tudo sem travão da frente deixou um gostinho
a pouco.
Após este trilho estava-se a chegar já muito perto do fim, tudo o que é bom termina de depressa e é bem verdade! Contudo ainda ouve tempo para fazer uma ultima subida bem jeitosa e melhor ainda que a subida foi o ultimo single track do dia! Desta vez menos técnico, convidando a grande velocidade...apanhando pelo meio alguns drpos e uns "rock gardens" muito giros, que curtição segui na roda de um companheiro do pedal a alta velocidade que até passou despercebida a falta de travão.


Antes de terminar ainda ouve oportunidade de fazer as já habituais escadinhas de Minde, sempre com muita assistência a ver a passagem de todos os atletas. Minutos após cruzar a meta eis que chega a sms ao telemóvel  a informar a posição e o tempo gasto, nesta 5º Raid BTT Minde.

Já a minha espera estava o Pedro, que infelizmente não conseguiu terminar a prova...devido a dois furos, ficando sem câmaras de ar, não deu para continuar. Aguardamos então pelo Ramalho, sentados no banquinho de jardim a apreciar as belas maravilhas de Minde ;-) 

Abastecimentos: Bem colados, muitos pontos de água e com bolos, fruta e ISOSTAR

Marcações: No geral estavam bem, apenas destaco um aspecto; em zonas muito rápidas haviam viragem a esquerda/direita muito em cima, penso que este aspecto poderá facilmente melhorado!

Lavagem de Bikes: Duas máquinas de pressão, sem grande filas de espera .

Banhos: No pavilhão como de costume...nada a apontar!

Almoço: Nada a apontar, em local bastante acolhedor. Como um bom ambiente em volta, com stands de lojas de bicicletas e muita animação com sorteio de prémios. Desta vez pela primeira vez saiu-me um kit de limpeza/lubrificação e um conjunto de chaves.

Chega assim ao fim esta edição...mais uma vez estão de parabéns, esteve tudo muito bom, gosto muito do profissionalismo mostrado por vós, a meu ver este evento tem detalhes de muito classe, desde os dorsais, zona da meta, staff, fotógrafos de prova...aliado a isto tem um "quintal" fantástico, portanto aguardo por 2013 e espero sair de lá novamente maravilhado com o percurso.

Agradeço a partilha das fotos ao Lsar525, bom trabalho deixa passar a adrenalina que foi a descida do Vale do Alto. Obrigado também ao BoyScout pelas fotos no ForumBTT.

Sem comentários:

Enviar um comentário