sábado, 5 de dezembro de 2009

Trilhos da Serra

Boas a todos vós.
Finalmente com um fim-de-semana grande, porque isto das “pontes” não para todos…nada melhor que começar o primeiro dia do fim-de-semana com uma belíssima manha de puro e duro BTT.
Local de encontro junto ao MiniPreço, por volta das 8h30, elementos á partida, Nelson, Miguel e eu (Ricardo), hoje íamos com vontade de ir á descoberta de novos trilhos. Assim sendo rolamos por alcatrão até Alferrarede, depois seguimos em direcção á Quinta do Lago, perto da área de serviço de Abrantes entramos oficialmente nos trilhos, logo para começar uma subida num piso bastante enlameado, rolámos então por entre olivais sempre com muita lama; descemos então ao Pouchão; seguindo então por estradão em direcção aos Valhascos, antes dos Vallhascos seguimos pelo estradão de calçada, com objectivo de apanhara um trilho que nos leva-se a Cabeça Gorda.
Após encontrar o dito trilho tivemos que ultrapassar uma “parede” já nossa conhecida, mas nesta fase com piso bastante melhorado, feita a subida foi rolar e um misto de sobe e desce até chegarmos a Cabeça Gorda. Daqui após perguntar a uma velhota lá conseguimos encontrar o caminho para a lapa onde fizemos uma pequena paragem, para fotografar a bomba nova do Nelson.


Sessão fotográfica terminada subimos a parede para barragem para na esperança de encontrar trilhos para prosseguir…chegando ao topo, ficamos a ver que por ali não havia muitos trilhos por onde avançar…mas ficamos maravilhados com um monte ao nosso lado e lá bem no topo avista-se um trilho! Assim sendo lá partimos nós em busca do dito trilho, mas para lá chegar tivemos muito que subir e até carregar com as burras ás costas…mas conseguimos o nosso chegamos ao topo e ao dito trilho, a paisagem era brutal, valeu bem a pena o esforço, na minha opinião foi das paisagens mais fantásticas que por estes lados vi…mas como nem tudo são alegrias, o dito trilho não tinha saída. Tudo aquilo que tivemos de subir agora foi a descer e a curtir.

Rumamos então até á Palhota, fazendo um longo e bonito estradão por entre um vale com destino a Alcarravela. A partir desta fase fizemos a ligação até ao Sardoal por alcatrão, eu nesta fase começo me a ressentir um pouco das pernas (toda a semana metido na vida monótona da Capital), mas com calma e não esforçando lá seguimos.
Chegados ao Sardoal, eu já a acusar alguma tensão nos músculos. Mas mesmo assim ainda arrisquei em irmos até ao single track do Sardoal, mas a subir…mas antes de subir temos uma descida que a meu ver é a que me dá mais gozo fazer por estas bandas.
A partir daqui foi sempre pelo vale da ribeira dos casais, sempre a rolar, mas eu sempre a gerir o esforço, já que notava que as malvadas caembreas, estavam mesmo a espreitar. Chegados aos Casais rolamos até ao Elefante Azul para a dita lavagem das burras. Chegados ao ponto de partida com 48km, algumas pingas de água em cima, mas sem duvida alguma uma excepcional manha BTT.
Até terça-feira (Passeio de Natal RHC)

1 comentário:

  1. Boas,

    Belo passeio de BTT... Que lindas paisagens.
    Como se chama essa barragem que está na foto daquele monte que voces falam?

    Abraço

    ResponderEliminar