sexta-feira, 13 de maio de 2011

Peregrinação do 13 de Maio

Mais uma aventura daquelas que ficam marcadas para sempre...
Desta vez aliada a uma peregrinação a Fátima no 13 de Maio, data da aparição da Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos.

O objectivo de hoje era alcançar Fátima percorrendo na grande maioria caminhos rurais e passagem assegurada pelos magníficos trilhos do Parque Natural Serra de Aires e Candeeiros. Fizemo-nos assim à estrada, Paulican e eu (Ricardo), arrancando de Abrantes por volta das 07h00m, com muita vontade de pedalar e com fé que iríamos alcançar o nosso objectivo.
A primeira parte dos trilhos ficou marcada pelo terrenos agrícolas nas margens do Rio Tejo, que nós levaram até a vila de Constância, sempre muito rolantes e aqui aproveitamos para acelerar para percorrer o máximo de quilómetros ainda com o tempo mais fresco. Perto de Tancos somos brindados com um primeiro Single Track do dia, com muita e boa rocha à mistura.
Rapidamente chegamos à Meia Via, deixando para trás os bonitos trilhos do Parque do Bonito no Entroncamento e o parte pernas do estradão da conduta da EPAL, um sobe e desce constante..
Da Meia Via para Torres Novas foram mais meia duzia de pedaladas e já lá estávamos. Iniciando assim a parte pela qual mas ansiávamos, o inicio da conquista da Serra de Aire
O pano de fundo mais desejado deste caminho a imponente Serra de Aire
Já no Santuário, assistimos à despedida da Nossa Senhora de Fátima...é um momento particularmente marcante, muito difícil de descrever por palavras, o Paulo partilha de igual opinião!
São milhares de fiéis a demonstrar a sua crença e fé, o que levou muitos a caminhar por dias a fio para alcançar esta paz de espírito... nós igualmente senti mo-nos realizados por alcançar o nosso primeiro objectivo!
Antes de iniciarmos a nossa viagem de regresso tivemos ainda que passar já pelas habituais e deliciosas sandes de Leitão e que bem souberam! Na nossa despida de Fátima ainda ouve tempo de visitar o amigo Mauro da Fatibike, que gentilmente nos ofereceu Gel para a viagem de regresso, obrigado amigo.
Pelo caminho de regresso ainda ouve vontade de fazer a subida às antenas eólicas, para deslumbrante as lindíssimas paisagens à nossa volta.
Ao longe avistamos o Castelo de Ourém

Dupla magnífica...com muita vontade, espírito, sacrifício e ambos deslumbrados com tamanha beleza.
Passagem no aeródromo de Pias Longas
Claro está que vir à Serra e não fazer os magníficos Single Tracks, até parecia mal...mas já com quase 100km ouve adrenalina para ultrapassar este Reino da Pedra maravilhoso
De Torres Novas segui-mos para os campos agrícolas da Golegã...longos e planos estradões!
Próxima paragem Constância...e tempo de comer mais alguma coisa, para ganhar força para as duas ultimas subidas do dia!
As belas sombras da margem do Rio Zerere convidavam a esticar na relva e bater uma bela soneca...mas não podias dar descanso ainda aos "esqueletos"

As duas compaheiras que nos levaram nesta bela e fabulosa peregrinação em BTT aos Santuário de Fátima
E claro...depois de estar em casa, não podíamos senão ter um belo sorriso nos lábios...pois tivemos um dia em cheio de BTT
E chegou assim ao fim mais uma aventura, onde percorremos 145km onde cerca de 60% foram por trilhos e os restantes por asfalto e levamos 06h40m. Não tenho mais palavras, todos os adjectivos que possa utilizar para caracterizar esta peregrinação serão poucos...por isso ponham-se à estrada e comprovem e vivem vocês mesmo estas aventuras !

Para complementar este rescaldo ficam ainda a faltar os vídeos que fiz ao longo do dia, que ainda necessitam de edição! Aguardem

Sem comentários:

Enviar um comentário