segunda-feira, 21 de março de 2011

Viagem ao Centro de Portugal

Esta aventura foi sem sombra de duvidas uma das mais maravilhosas, espectaculares, sem duvida a mais dura, a que deu mais prazer em completar...as melhores paisagens dos últimos tempos, um espírito de grupo que é coisa mais fantástica que o nosso grupo poderia pedir; sem margens para duvidas é um dia que irá ficar marcado nas nossas "lides" de Bttistas
Alinharam neste dia Tiago, Anibal, Fernando, João, Paulican e eu (Ricardo). O percurso já estava pré definido através do Google Earth, que ultimamente tem sido uma excelente ajuda para descobrir novos trilhos.


Iniciamos o dia com a concentração na capela de São Lourenço pelas 8h30, nada de grandes atrasos, pois estava toda a gente ansiosa para partir para esta aventura! Fizemos os primeiros 10km em alcatrão, para aquecermos bem e aproveitando para irmos comentando as 24horas BTT que se estavam a realizar em Abrantes
Perto do Carvalhal é altura para o primeiro grande momento do dia...o fantástico carreiro que desce a Sobral Bastos
Como sempre a passagem por este local é sempre deliciosa...dá vontade de subir e descer novamente o magnífico trilho!
Seguimos então para Vale Tábuas, onde nós esperava a primeira parede do dia que nos levava até São Domingos.
Refeitos da primeira subida do dia, seguimos por estradão até a um dos primeiros objectivos do dia, o Centro de Portugal na Matagosa...as brutais paisagens começam a dar nas vistas...mas o melhor ainda estava para vir!
Monumento do Centro de Portugal
As paisagens são de deixar qualquer um de boca aberta e a tranquilidade que se respira neste local é DIVINAL
Tanto fazia olhar para um lado como para o outro as paisagens era uma verdadeira delicia!
Momento para a foto da praxe...desta vez sobre esta enorme ancora no topo do centro de Portugal!
É pelas palavras inscritas nas lápides que todos nós devemos ter orgulho em sermos Portugueses!
Os tons de Primavera pintam os braços da barragem do Castelo de Bode!
Ao longe avista-se o nosso grade objectivo do dia...o Centro Geodésico de Vila de Rei
João com o centro de Portugal pelas costas, faz-se às escadas com muita vontade de iniciar a louca descida até a Ribeira do Codes
Tiago completamente destravado por uma louca picada!



Após uma grande descida nada melhor que uma travessia de ribeira para arrefecer os discos e a nós também pois o calor fá se fazia sentir!
Em cima pode ver mais uma sequência de fotos de um trilho que é qualquer coisa do outro mundo...um verdadeiro encanto, sempre à beira da ribeira, por entre túneis de vegetação, com uma paisagem arrebatadora!
Carreiro este que termina nas margens da ribeira com as suas límpidas águas!
Os três artistas...só falta o garrafão de 5 litros, pão e queijo sobre a mesa!

Toca a descalçar, bicla às costas e vamos atravessar o ribeiro...e quentinha que estava a água?!? uiiii que boa que estava
Gajos rijos não se descalçam nem metem biclas às costas é sempre a pedalar...até ficarem submersos!

Amigo Paulican a demonstrar as suas brincadeiras da sua infância...cuidado amigo já não vai para novo (rsrsrs)
Terminou as macaquices...agora há que subir, subir, subir...para alcançar a aldeia de Milreu, mas não pensem que desta vez ouve adegas...pois caso ouve-se lá se ia a nossa conquista! Teríamos mesmo de por ali ficar!

De Milreu até à aldeia do Penedo foi sempre a rolar por um bonito vale, com estradão maravilhosa para se pedalar...com uma inclinação constante até alcançar mais uma parede!
A partir desta altura começam sim as grandes subidas do dia...grandes em todos os aspectos, mas simplesmente maravilhosas, pois as paisagens à nossa volta era brutais!

Durante alguns quilómetros tivemos sempre a Serra Da Estrela como pano de fundo...ouve ate um suspiro do tipo: "o que eu dava para estar a comer neve..."
No meio de tanta subida também ouve tempo para uma descida técnica com pedra lascada!
O estradão do dia, duro mas do mais maravilhoso que já algum dia fizemos! Estradão este que percorreu a Serra da Melriça e que nos levou ao seu topo a 600m de altura!
Após alguns quilómetros de subidas duras eis que alcançamos o Centro Geodésico de Portugal...todos admirar a paisagem e a recuperar desta longa mas lindíssima subida!
O sul aponta para a nossa terra NATAL!
Valeu bem a pena todos as pedaladas para alcançar estas paisagens.
O TEAM DE LUXO!!!!!
Um pouco de cultura geral faz bem a todos nós...há que apreender!
Nesta já estava todo só com um e unico pensamento...VAMOS COMER!
Mas antes da bucha há que matar a sede...ui que fresquinhas que estavam!
Bem em poucos minutos o Paulican orientam almoço para a malta em plena esplanada de Vila De Rei...este homem não nos para de surpreender! Bem foi comer ate não quer mais...
O local da bucha...pior foi arrancar desta local, pois estavam reunidas todas as condições para uma tarde de copofonia...mas não nós somos mais fortes!

O regresso foi muito mais ligeiro....pois grande parte do que subimos agora foi a descer! Tirando a subida final da Ribeira de Codes para São Domingos...parecia não ter fim e com a barriga cheia ainda pior!
Com isto chegamos a Abrantes com 90km de puro e duro BTT mas com muita boa disposição, camaradagem, diversão e com as retinas repletas de imagem lindíssimas! Estamos todos de parabéns por mais um desafio superado os 90km e os mais de 1800m de acumulado de subida não nos deitaram a baixo....ATÉ Á PRÓXIMA AVENTURA ÉPICA

DADOS DA VOLTA:

Quilómetros: 90km
Acumulado:1870m
Tempo a Pedalar:5h40m
Bebida: 10.5l de água + 5,4L de Imperial
Bucha: 2 Frangos, Batatas Fritas, Lombo no Forno...e umas quantas barras e geis enérgicos
Fruta: a já tradicional Banana Madura
Cafeína: 6 cafés

Todas as fotos (165) Clica AQUI

No decorrer da semana serão publicados os vídeos da volta

7 comentários:

  1. Antes de mais nada devo dizer que subscrevo tudo o que foi dito pelo Ricardo. Penso que mesmo com todo o entusiasmo que ele mete nas palavras com que descreve esta volta, é difícil descrever o prazer que tivemos neste dia e nestes locais.
    Venham mais voltas destas.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado a todos os que participaram no passeio, sem vocês não conseguia fazer esta aventura. Devido a minha fraca preparação e muita idade.

    ResponderEliminar
  3. Boas amigos do pedal já foi quase tudo dito sobre esta épica aventura, não foi moleza foi dura para caramba,mas valeu a pena gostaria de salientar o grande espirito de amizade e companheirismo,um abraço para todos os companheiros desta aventura,e que venham mais,boas voltas par todos.......

    ResponderEliminar
  4. boas rapaziada!!

    como disse o amigo F.Fernandes ja foi quase tudo dito..mas nunca é de mais dizer que foi uma aventura espectacular com muito bom companheirismo..abraço a todos e que venham mais pedaladas destas

    ResponderEliminar
  5. Boas amigos!

    Como disse e volto a dizer...somos o Team de Luxo!
    E um team destes tem de ir fazendo aventuras também elas de LUXO, este ano já levamos umas quantas de alta qualidade. Já tenho aqui uma ideia a magicar na cabeça...

    Até domingo para uma voltinha matinal!
    Abraço

    P.S - Ainda estou a tratar da edição dos videos da volta de domingo! Assim que tiver pronto publico

    ResponderEliminar
  6. Bem pessoal, mas que grande aventura!
    Deve ter sido mesmo dura, mas com este magnifico fotoreport até dá vontade de a fazer. Grandes fotos, grande descrição da aventura! Parabéns a todos pela magnífica aventura!

    Boas pedaladas, Gonçalo Coelho (Btt Cabeço das Águias)

    ResponderEliminar
  7. Boas Gonçalo

    Temos de combinar um dia destes para fazeres esta volta...é mesmo muito fixe!

    Obrigado pelo coment
    Boas pedaladas

    ResponderEliminar