domingo, 21 de novembro de 2010

Rescaldo 3.º Circuito Terras do Toiro

Desta vez pela primeira vez os AmigosDoPedalABTTeam deslocaram-se ao Porto Alto, situado em plena Lezíria Ribatejana, zona esta muito conhecido por ser terras de Toiro, com grandes áreas de montado, com algumas das melhores ganadarias de Portugal, pelos arrozais que dão um toque especial as paisagens e claro também pela famosa e prestigiada Companhia das Lezírias.
Assim sendo fizemo-nos representar por Ricardo Almeida e João Dias, pena terem ido mais...pois certamente iriam adorar!

Fizemo-nos à estrada pelas 6h30 de manha, com a companhia de dois amigos do BttCabeçoDasAguias, Nuno Ramalho e Pedro Diogo. Pelo caminho ainda fizemos uma paragem na Chamusca para a dose de cafeína matinal. Chegando assim por volta das 8h20 ao Porto Alto.

Logo no primeiro contacto com o local deu para ver que tinham feito bem os trabalhos de casa, pois haviam muitos indicações onde era o local de partida/estacionamentos/banhos/lavagem de bikes/secretariado.

Assim sendo eu(Ricardo) e Nuno Ramalho deslocamo-nos para o secretariado para levantar os dorsais da malta, apesar dos 600 participantes estava bem organizado o secretariado e até foi relativamente rápido. Quanto às lembranças foram sem duvida originais, nada de tshirts, mas sim uma garrafa de vinho da região com rotulo personalizado alusivo à região (5estrelas)!

Dorsais colocados, camelbak com tudo o que é indispensável levar para os trilhos, entre muitas coisas uma que aconselhamos é sempre um maço de lenços de papel...não vá os intestinos revoltarem-se(rsrsrs), fomos assim para a meta. Neste ponto penso que foi a única coisa que podem melhorar, talvez criar um controle 0 ajudara a evitar a confusão que se gerou com muitos participantes a não se deslocarem para a meta.

Os primeiros 5km foram por dentro das ruas do Porto Alto, com o carro da GNR a servir de batedor para a caravana de 600 bttistas.
A entrada nos trilhos deu-se por um largo e rolante estradão, que na zona dos arrozais deu bonitas imagens, como podem ver na foto...era uma longa e bonita serpente de Bikes, com um lindo céu azul, adivinhava-se sem duvida um dia divinal de BTT.
Começa aqui o primeiro contacto com a nossa amiga lama...que foi na fase inicial da partida referida pela organização!

Alguns arranjam alternativas para evitar a lama...outros muito bem não se fazem rogados e enfrentam os primeiros lameiros com força e determinação!
Aqui deu para perceber que iria ser uma prova de dureza para máquinas e atletas, pois apesar de não ter um acumulado significativo iria ter um piso muito difícil de ultrapassar!
Alguns dos singles tracks tinham nomes atribuidos...este era sem duvida divinal, mas mais encontramos pela nossa frente, pena que até a separação dos percursos alguns não foram possíveis de fazer montados, pois o pessoal desmontava todo entupindo o single, tanto a subir como a descer!!!
Não estando nós em plena lezíria, não seria lá muito normal ver assim gado no meio dos trilhos. Aqui estes dois jovens a apreciarem a passagem não muito habitual de bikes...
Houve zonas mesmo muito muito complicadas de ultrapassar...a lama era de tal maneira tanta que as bikes ficavam literalmente coladas ao chão!
Loucura total...

Nos últimos quilómetros passamos por uma zona que literalmente pareciam o INVERNAL DA LAMA, nunca antes tínhamos apanhado tal coisa...foi uma autentica festa!


Bem como pode ver foram 70km de puro e duro btt, com um percurso giro, bem pensado, trabalhado pois muitos dos singles que fizemos certamente foram abertos de propósito e claro sempre com a habitual boa disposição e 100stress nenhum apenas desfrutar, ultrapassando todas as dificuldades, chuva, vento, frio...

Percurso: Nada a apontar...nem mesmo a lama, achamos que tudo tem de fazer parte do btt...btt não é apenas estradas de terra!!!

Marcações: Divinal, muitas setas e muita gente espalhada ao longo dos 70km de trilhos, mesmo em zonas de difícil acesso havia pessoal a alertar para algumas zonas de perigo.

Reforços: Fantásticos, muita diversidade, boa disposição do pessoal da organização...

Banhos: Com excelentes condições...só para terem uma noção até musica ambiente tínhamos

Lavagem das Bikes: Com a lama que existia só mesmo a alta pressão se conseguia tirar toda a porcaria, mas mesmo assim tínhamos 3 mangueiras com agulheta.

Almoço
: Super bem servido, bem confeccionado, em quantidade e com muita simpatia da organização com direito a sopa da pedra,bacalhau à braz, sobremesa, café e claro bebida a descrição!!!
Um muito obrigado a estes dois grupos de BTT que nos proporcionaram este excelente dia de BTT. Estão de parabéns.

AMIGOS ESTE RESCALDO AINDA NÃO TERMINOU POR AQUI. O AMIGO JOÃO DIAS VEZ DIVERSAS FILMAGENS AO LONGO DOS TRILHOS...ESTÁ A FAZER A EDIÇÃO DAS MESMAS
. AGUARDEM

Sem comentários:

Publicar um comentário