sábado, 8 de maio de 2010

Rescaldo Maratona Idanha a Nova

Agora sim é altura de fazer um rescaldo deste magnifico Sábado de Puro e Duro BTT!

Antes demais, os nossos mais sinceros parabéns a esta organização e todos os intervenientes que nos proporcionaram esta magnifica manhã de BTT…

Sem duvida alguma que valeu bem a pena arrancar de Abrantes por volta das 6h00 da manhã para ir percorrer os mágnificos trilhos que nos esperavam em Idanha a Nova. Assim sendo fizeram-se à estrada dois elementos dos AmigosDoPedalABTTeam (Ricardo e Nelson) e contamos também com a companhia com o nosso amigo Chamusco, um grande expert nestas andanças do BTT.
Chegados a Idanha a Nova, facilmente encontramos o a zona de partida e o respectivo secretariado, levantamento dos dorsais foi bastante rápido e eficaz sem qualquer tipo de problema.

Dorsais colocados nas respectivas bikes e jersey oficial do evento vestido, que é sem duvida muito giro e com boa qualidade, lá se deslocamos para a zona de partida. Por esta altura já estava um grande numero de atletas prontos para dar inicio a esta martona…até ser dada a partida simbólica para mais um edição da Maratona de Idanha a Nova esteve sempre presente grupos de cantares de musica tradicional desta região. Ás 9 em ponto é dada a partida e lá vão cerca de 1300 bttistas para os tão esperados trilhos de Idanha…iniciamos o percurso pelas ruas do centro histórico de Idanha em direcção à tão falada calçada Romana, é sem duvida um marco histórico desta vila e certamente forma uma imagem de marca deste evento…pois as imagens que se formam ao descerem ao mesmo tempo 1300 atletas aquela serpente em calçada, são sem duvida espetaculares! Mas por outro lado é um pouco “chata” e perigosa esta calçada com tantas bikes ao mesmo tempo…mas felizmente tudo correu bem ninguém caiu nesta fase.
Após terminada a calçada somos brindados com uma bela chuvada primaveril…aqui começamos a temer um pouco ter optado por não trazer impremeável nem manguitos! Rolamos um pouco por asfalto para de seguida dar inicio à entrada nos verdadeiros trilhos…nesta parte inicial ouve algum afunilamento, devido a alguns desmontes em zonas mais estreitas mas completamente cicláveis! Ultrapassada zona de afunilamento iniciamos então aos trilhos a sério…

As paisagens nesta zona e a qualidade dos trilhos escolhidos para esta maratona são sem duvida brutais…muito mas muito bem escolhidos! No decorrer da maratona contamos sempre com o grande incentivo do amigo Chamusco, sempre a puxar por mim e pelo Nelson, sempre a informarmo-nos do que tínhamos pela frente…excelente a companhia do Chamusco. Assim sendo foi sempre com um bom andamento durante os primeiros 30km do percurso, zona muito rolante e sem grandes subidas pela frente. Nos últimos 20km do percurso aparecem as partes mais duras deste percurso, contando com duas subidas dignas desse nome a da barragem de Marchal Carmona e a calçada romana até a Idanha a NovaPontos Gerais

Marcações – Do melhor que se pode encontrar…sempre com tabuletas a dizer BORA Lá, cal no chão e fitas com fartura.

Abastecimentos – Apenas utilizamos os abastecimentos para recolher água, estavam bem colocados.

Posto de Controlo – Na meia maratona, não houve qualquer posto de controlo, este ponto poderia ser corrigido.

Percurso – Muito bom mesmo, são zonas de beleza estrema…Idanha a Velha é paradisíaco…lindíssimo!

Banhos – Bem sinalizadas a zonas, vários locais para tomar sem grandes confusões e com agua quentinha

Lavagem das Bikes – Nada a apontar, haviam diversos locais.

Almoço – Muito bom o espaço onde é servido, sem demoras e com muito boa qualidade e quantidade.

Organização – Do mais prestáveis que por ai encontramos…nota-se que aqui existe preocupação pelo Bttistas e pelo seu conforto, bem estar e diversão. Prova disso é no fim existir um inquérito para ver o nível de satisfação dos participantes e deixarem as suas sugestões.

Como balanço final só poderíamos deixar uma nota muito mas muito boa para este magnífico evento, ficamos fãs desta CATEDRAL DO BTT.
Deixo aqui também em meu nome e do Nelson um grande obrigado ao amigo Chamusco por nós puxar até ao fim e após ter feito a subida da Calçada Romana sempre montado na sua nova montada e que montada…onde consegue ultrapassar cerca de 30 bttistas , chega a meta e faz questão de não cortar a meta e esperar por nós, pois o nosso andamento não teve pernas para acompanhar o amigo Chamusco nesta escalda final, mas bem que lutamos para a superar…conseguimos superar um pouco mais de metade em cima de bike!

Até para ano, muitos parabéns à organização!

P.S – Para o ano é para subir a calçada montado em cima da BIKE

Link Album Picasa, com cerca de uma centena de fotos

http://picasaweb.google.pt/BTTVDH/MaratonaIdanhaANova

4 comentários:

  1. Boas amigos Ricardo e Nelson, voÇ~es não tem que me agradecer, eu é que vos agradeço a companhia e boa disposição, voçês ontem demonstraram toda a vossa humildade e simpatia e é no meio de pessoas como voçês que eu me sinto bem, nada de vedetismos, isso de vedetas é pra gente diferente (pra pior), mas que tem a mania que são alguém.
    Formamos um trio deluxo começamos e acabamos no melhor e sempre com boa disposição e isso é o mais importante, os resultados pra mim são insignificantes.
    Um abraço
    P.S. temos que combinar uma voltinha por lá de novo, mas com o tempo melhor e com um churrasco no final.
    Chamusco

    ResponderEliminar
  2. "P.S. temos que combinar uma voltinha por lá de novo, mas com o tempo melhor e com um churrasco no final.
    Chamusco"

    Humm este P.S a mim cheira-me lindamente...uma voltinha naqueles trilhos e com o churrasco no fim...isso sim é qualidade de vida! Vou tentar ver se consigo "criar" as condições para isso...mas claro sempre com o Chamusco como no nosso grande guia!

    Um abraço e força ai na maquina voadora! Brutal mesmo esse bike

    Ass. Ricardo Almeida

    ResponderEliminar
  3. Boas pessoal!
    Grande envento este. Pa repetir no próximo ano.
    Se tiverem alguma foto do dorsal 150 enviem ;)
    Não devem ter, nunca vos vi. Andei por lá a olhar antes da partida, mas não vos encontrei!

    Boas pedaladas, Gonçalo Coelho Btt Cabeço das Águias

    ResponderEliminar
  4. Boas Gonçalo

    Nos partimos cá muito para trás...por acasso não temos nenhuma foto!

    Sem duvida que é para repetir.

    Um abraço,
    R.Almeida

    ResponderEliminar