domingo, 25 de abril de 2010

Por Entre Planices e Picotos

Boas tardes, companheiros dos trilhos!
Mais um excelente fim-de-semana para a pratica deste nosso desporto de eleição! Assim sendo saíram para os trilhos 4 elementos, António Gaudêncio, Fernando Fernandes, Nelson e eu (Ricardo). O ponto de encontro foi por volta das 8h30, junto à Capela de São Lourenço, onde optamos por fazer a volta para o lado Sul do concelho.
Iniciamos assim os primeiro km por asfalto, uma óptima forma de fazer um bom aquecimento para o que nos esperava, chegados ao Rossio seguimos em direcção a Tramagal para fazer a subida ao lado da antiga pedreira, meus amigos aquilo é talvez das mais durinhas subidas que por aqui temos…mas sem duvida alguma vale bem a pena todo o esforço que é feito para alcançar o topo. Feita a primeira conquista do dia rolamos por um chamado parte pernas até alcançar São Miguel, sempre um sobe e desce constante. A partir de São Miguel fizemos a parte mais rolante do percurso, foi sempre rolar por estradão ate ao Vale de Açor, onde ainda tivemos uma excelente descida pelo meio, algo técnica pois a muita pedra solta requeria alguma perícia e técnica…nada melhor que para arrefecer os músculos tensos da descida que um bela ribeira, onde o Nelson vinha de tal maneira tenso que optou por se iniciar no btt aquático!
Ultrapassadas as peripécias da ribeira, seguimos em direcção à Perna Seca, Valeira onde fizemos alguns km de longos e bonitos estradões com paisagens fabulosas o verde e o florido presente nos campos e fenomenal! Nesta altura tivemos um contra tempo que nós tomou algum tempo, o António partiu a corrente. Resolvida a questão mecânica seguimos em direcção ao Casalão onde fizemos uma longa e rápida descida, seguimos então em direcção a Bemposta onde foi feita a paragem da mini! Aqui devido á hora tardia, já que perdemos algum tempo nas questões mecânicas…resolvemos ir por asfalto até a Abrantes, mas com o objectivo de irmos sempre com um andamento elevado…foi praticamente sempre em talega até Barreiras do Tejo, aqui ouve uma separação eu, António e Nelson resolvemos ir fazer a “conquista do Castelo de Abrantes” enquanto o Fernando optou por ir directo ao Elefante Azul, pois à muito que não pedalava e optou por não esforçar demasiado. Assim lá fomos nós barreira a cima, em direcção ao Hospital, viramos então para a subida para o cemitério e aqui tivemos memo de recorrer à avozinha, depois para terminar a nossa etapa de ascensão ao castelo ainda tivemos a subida dos Quinchosos pela frente…mas valeu bem o esforço que fizemos pois o prazer de descer aquela encosta do Castelo é brutal. Feita a descida lá fomos nós para o Elefante azul onde tínhamos o Fernando à nossa espera. E fui assim a nossa manha de pedaladas, perfazendo 57km e com duas belas “categorias de montanha” pelo meio. Link para album Picasa, com todas a fotos da volta:
http://picasaweb.google.pt/BTTVDH/PorEntrePlanicesEPicotos#


Ass. Ricardo Almeida

Sem comentários:

Publicar um comentário