sábado, 11 de dezembro de 2010

Nos Trilhos da Lousa

Sem duvida alguma que o BTT é muito mais que andar de bicicleta...prova disso mesmo são as aventuras que vamos tendo ao longo dos anos! Quem gosta realmente de BTT sabe a que me refiro...será que há melhor sensação de arrancar de manha para os trilhos com o objectivo de apenas desfrutar de trilhos, da natureza...sem duvida que somos uns preveligiados!!!

Hoje o objectivo principal era atingir a aldeia da Lousa, terra natal do amigo Paulican...a muito que se andava para fazer esta aventura! Devido a compromissos dos restantes elementos do grupo apenas eu (Ricardo) e Paulo podemos alinhar nesta aventura.

Foto Report
Saímos de Capela de S.Lourenço por volta das 9h00...mais coisa menos coisa. Apontamos o rota como primeiro destino a vila do Sardoal.

Passando pelo Vale da Ribeira dos Casais que está simplesmente divinal, pintado com as cores do Outono e acompanhado com o correr das águas pela ribeira, que por sinal vai bastante cheia...
Com paisagens destas quem consegue ficar em casa???

Ultrapassada a vila do Sardoal, seguimos então em direcção à aldeia da Palhota, pelo meio apanhamos o single track do pastor, e uns sobe e desce manhosas...mas também um bonita e técnica descida para a Lama.

Na Palhota somos surpreendidos com a subida das águas da barragem da Lapa, á cerca de 15 dias passamos neste mesmo local pela ponta romana...como podem ver simplesmente desapareceu ou melhor submerceu!

Perguntando a alguns populares que andava pelas pacatas ruas desta aldeia, lá descobrimos a alternativa para prosseguir para a Rosa Mana...para isso tivemos muito que subir!
Paragem na Rosa Mana para comer uma barrita e apreciar a força das águas....seguimos à descoberta de trilhos para a aldeia da Lousa, completamente sem conhecer nada (rsrsrs) assim tem mais graça!
Ao longe uma das próximas conquistas...para aqui chegar tivemos muito que subir, passando pelo Monte Cimeiro onde bebemos a dose matinal de cafeína. Pelo meio ainda vimos a nossa aventura quase ir por água a baixo...pois uma aparatosa queda do Paulican, fez nos por em causa a continuação da aventura, mas felizmente não foi nada de grave!
Antes de iniciar a mais louca descida do dia, nada melhor que uns medronhos para dar mais alma á descida!
Após uma descida ADRENALINICA, estamos na aldeia do Louriçal...onde xisto é rei!
A tradição ainda é o que era por estes lados, em dia de matança é dia de ir para ribeiro lavar as tripas.
Aldeias de Xisto pinta as paisagens...que por si só são de cortar a respiração!
Antigo lagar, onde em tempos por este altura não tinha mãos a medir...e esta roda certamente não estaria parada!
Finalmente chegado à aldeia da Lousa...claro esta que os conhecimentos do Paulican nós foi oferecido pelo queijo,presunto e pão...um muito obrigado! Não pensem que não tivemos de suar bem para chegar à Lousa, do Lagar até à Lousa foi uma subida de por os olhos em BICO
Da Lousa seguimos para Milreu, apanhando mais uma parede...chegados a Milreu, altura de prova de vinhos novos; mas atenção tivemos o privilegio de provar o melhor vinho da região
Cá está o produtor deste liquido dos deuses mostrando o diploma de melhor vinho da região
O local onde estes preciosos líquidos são produzidos...por estas bandas temos verdadeiros entendidos em vinhos!
Deixamos os vinhos para traz, pois por vontade dos donos ainda la estávamos a degustar as belas pingas...seguimos para o Penedo Furado.
Miradouro do Penedo Furado
Lendo a lenda ficou a vontade de ir ao encontro do lindo bezerro pintado...e não sabíamos nós que íamos ter um single track verdadeiramente maravilhoso até a praia fluvial do Penedo Furado.... Estas imagens valem mais que mil palavras...Do Penedo Furado foi subir até São Domingos, depois rumar a Vale Tábuas....
De Vale Tábuas foi subir até ao Carvalhal passando pelo divinal single track...

A partir daqui acabou-se a bateria da máquina, não havendo assim mais fotos! Do Carvalhal seguimos até a Brunheta, subindo então às bombas do Carvalhal onde degustamos duas belas bifanas, pois a barriga já pedia algo mais. Do Carvalhal foi talega aviada ao Paul.

Meus amigos foi maravilhoso...um percurso durinho mas com umas paisagens brutais, fizemos assim 83km com 5h10m em cima dos selins, com muitas subidas pelo meio...mas também com belas e loucas descidas, sem duvida terá que se repetir esta tainada!

2 comentários:

  1. Belos Trilhos, só faltava a sardinhada prometida.Brevemente estarei de volta.Anibal Gaudêncio

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso!!!

    Que grande percurso, com paisagens lindissimas!

    Parabéns pelo blog e pelo espirito

    ResponderEliminar